segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Receita: Pizza Saudável de Atum, cogumelos e espinafres.



O meu avô é empresário e ex-emigrante no Canadá. No final da década de 70, quando regressou a um Portugal finalmente livre, trouxe consigo algum dinheiro e uma ideia que viria a revolucionar a sua vida e a dos netos que então ainda não tinha: abrir na Costa da Caparica, onde até hoje vive e trabalha, diners à moda norte-americana. Aquele tipo de restaurante, já na altura muito em voga por lá, era um conceito totalmente novo e moderno num país pouco tempo fechado para o mundo. Escusado será dizer que teve tanto sucesso que, quase trinta anos depois do seu arranque, continua a bombar e foi, entre outras distinções, considerado "o melhor hambúrguer da zona de Lisboa" pela revista Time Out. 

Claro que não vos conto esta história por nada (juro que não é publicidade!). Como em tudo na vida, aquilo que tem um lado bom traz também consigo uma realidade difícil: não há um prato que não seja tão delicioso quanto calórico. Indo pelo menos uma vez por semana fazer uma refeição numa das casas - neste momento, temos três em funcionamento - e vendo a minha família os meus amigos deliciarem-se com pizzas, hamburguers e cachorros dos mais variados tipos - acompanhados por batatas fritas estaladiças e crocantes! - ficar-me pela saladinha ou pela omelete pode ser difícil. 

Não me estou a queixar, atenção, porque comer de forma saudável não é nem deve ser um sacrifício, mas a verdade é que resistir à tentação quando se convive tão proximamente com ela exige esforços herculeanos. Mas se é como diz o outro, se não os podes vencer junta-te a eles!, então que seja, mas que seja à MINHA maneira. 

Ontem entretive-me na cozinha durante quase hora e meia, numa invenção que prometo tentar impingir ao meu avô de forma a tornar os Tony's atraentes para todo o tipo de público, incluindo aquele que como nós luta  diariamente por manter a linha e a saúde. Eis a minha primeira pizza, totalmente saudável e sem hidratos de carbono, deliciosa e ideal para matar a vontade de "coisas más" sem que o corpo se queixe. 

Ingredientes:
- 4 ovos.
- Pimenta (e uma pitada de sal, se quiserem).
- 200g de espinafres ou outro legume à vossa escolha.
- 2 latas de atum.
- 1 lata de cogumelos.
- Queijo magro ralado. 

Preparação:
- Bater os ovos, juntar os temperos e os legumes cortados em pedaços pequenos, depois o atum desfeito, e por fim uma colher de sobremesa de queijo ralado. Mexer muito bem.



- Colocar um fio de azeite numa frigideira e deixar aquecer. Após estar quente, cozinhar o preparado durante aproximadamente 15 minutos em lume baixo. Tapar a frigideira, para criar uma espécie de soufflé. 



- Após os 15 minutos, polvilhar com queijo ralado, colocar num recipiente e levar ao forno até ficar douradinha e crocante. Pode também fazer-se no micro-ondas, no modo grill.



Et voilá. Se experimentarem fazer, digam-me que tal ficou!

2 comentários: