sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

5 dicas para não desistir ao fim do primeiro mês.

Agora que Janeiro está a acabar, é provável que muitas de vocês ponderem deixar de ir ao ginásio porque se esforçaram tanto e não viram resultados convincentes, e se calhar até ganharam meio quilo e o vosso marido já não vos pode aturar. Quem nunca abandonou uma resolução de Ano Novo que atire a primeira pedra, mas no que depender de mim vocês não o farão, porque aqui vão cinco dicas fantásticas para manterem a motivação e o foco. O que é que dizemos ao Deus das desistências? Hoje não! 

1. A importância da recompensa.





Há um ano atrás comprei um vestido preto com transparências laterais que ainda não vesti. Foi amor à primeira vista e foi não correspondido. Sabia que não me favoreceria com o corpo que na altura tinha, mas comprei-o ainda assim, prometendo a mim mesma que um dia ele assentar-me-ia que nem uma luva. Sempre que me apetece ficar em casa penso "não te podes dar ao luxo, Filipa, porque o teu little black dress espera por ti, e cada dia que treines é menos um dia que falta para que o possas vestir". Façam o mesmo: comprem umas calças dois tamanhos abaixo, um bikini e apontem metas para o Verão, qualquer coisa, mas desafiem-se.

Outro método semelhante é o da recompensa após o alcançar dos objectivos, algo como "a cada três quilos que perca, posso ir ao meu restaurante favorito e, nesse dia, comer o que me apetecer" ou "se for ao ginásio todos os dias durante um mês compro aqueles sapatos que vi na Aldo". É importante, acima de tudo, ter os objectivos já bem traçados, para que a meta possa ser facilmente identificável. 

Existe ainda um último método que ajuda a manter o foco, quer na dieta quer no exercício físico, e que é o de agendar um dia por semana ou mês para fazer um cheat meal, que mais não é do que uma refeição que entra nos tais 20% de comida não saudável na nossa alimentação. Ao saber que Sábado estou liberada para comer uma barra de chocolate, nos restantes dias mantenho o foco e faço escolhas de alimentação inteligentes. 

2. Companhia é o melhor remédio.

Quando comecei a treinar, convidei uma amiga para ir comigo. Sabia que isso ajudar-me-ia muito e não me enganei. Além de no treino em si termos ambas objectivos semelhantes e por isso puxarmos uma pela outra, todas as vezes em que lutei contra a cama por não me apetecer levantar ou estar frio pensei para comigo "não podes faltar, porque a Catarina a esta hora já se levantou e está a contar contigo". Criar esse compromisso com outra pessoa, para além de nós mesmos, obriga-nos à responsabilidade mesmo nos dias em que a falta de vontade é dominante. Agora treino quase sempre sozinha e raramente falto, porque criei o hábito e a paixão, mas sem a minha loira muito provavelmente não teria conseguido manter o ritmo. 

3. Descubram aquilo que realmente vos apaixona.


O que seria do azul se todos gostássemos do amarelo, não é? Se acham que correr é a maior seca do mundo mundial, não corram. Felizmente existem cada vez mais opções de aulas e treinos individuais que podemos escolher, não faz sentido nenhum estarmos contrariadas a fazer exercício físico: não nos potenciamos fisicamente e não aproveitamos um tempo que é só para nós e que tem a particularidade de nos fazer sentir bem e felizes connosco. Inscrevam-se na Zumba, façam caminhadas com o cão, mas não se restrinjam nem forcem porque "se a Joaquina faz então é porque é bom, tenho que aguentar". 

4. Não passem fome.


A sério, comam. Comam muito, mas comam bem. Nunca me vou cansar de sublinhar o quão importante é a pessoa não fazer sacrifícios e não encarar a "dieta" ou a mudança de hábitos alimentares como um horror sem precedentes. É possível comer coisas deliciosas sem prejudicar a luta pelos objectivos e a saúde. Se estivermos insatisfeitas, então é mais do que certo que vamos ceder e desistir em três tempos. Comam

5. Criem rotinas. 


Se a vossa agenda vos permitir, tentem treinar e comer sempre às mesmas horas. Somos animais de hábitos e a certa altura já sabem inconscientemente que às 17h têm que estar a entrar no ginásio ou o mais tardar sair do trabalho às 18h porque a aula de Zumba é às 18h45 e há que evitar os precalços do treino. 

5+1: Procurem inspiração.



Eu sou como o Paulo Futre e não resisto a dar-vos uma dica extra (não é o melhor chinês da actualidade, mas pode ser que vos seja útil): pesquisem no tumblr, no instagram, em blogs, pessoas que vos possam inspirar de alguma forma. Seja pela história e perseverança, seja porque têm objectivos semelhantes ou porque sonham desde pequeninas com ter um corpo igual. Ter esses estímulos constantemente a surgirem-nos no nosso feed alimenta-nos a esperança e a vontade de ir a correr para o ginásio para conseguir rápido ser um anjo da Victoria's Secret. 

6 comentários:

  1. Identifico-me muito com a tua história, tenho 1,57cm e cheguei a pesar 80 kg. (ok, era muito mais pesada que tu :P).
    Neste momento, já tenho um peso adequado à minha altura mas sou definitivamente uma "falsa magra". Vou continuar a seguir-te, tás óptima!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras e por partilhares comigo a tua história, espero poder ajudar-te na tua luta. E parabéns! :) beijo!

      Eliminar
  2. Olá Filipa :) como é que consigo avaliar a minha massa gorda? realmente a balança não é de confiança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cláudia. Desculpa só agora te responder. Eu meço a minha massa gorda na balança do ginásio, mas normalmente as de farmácia fazem essa avaliação. Experimenta! Mesmo que não sejam exactas, se fizeres as medições sempre na mesma terás uma boa noção da tua evolução. Beijo!

      Eliminar
  3. Ainda nao tinha visto este. Top mais uma vez!

    ResponderEliminar