quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Perguntas Mais Frequentes I

Olá a todos!
Queria em primeiro lugar agradecer-vos pelas incontáveis mensagens de apoio que recebi desde o primeiro segundo após inauguração do blog. O vosso carinho, incentivo e elogios, bem como as dúvidas e questões que me colocaram são, agora mais do que nunca, indicativos de que estou no bom caminho e fontes de inspiração e motivação diárias. Quero deixar também uma palavra especial à Raquel do Teenie Weenie Blog, sem a qual a dimensão que este espaço atingiu em poucas horas jamais seria a mesma. Não se passou ainda um dia desde que tomei a decisão de me expor e ao meu caso de forma tão aberta, mas valeu já decididamente a pena fazê-lo. 

Este espaço que hoje estreio é, por isso, para vocês. Ainda que tenha tentado responder pessoalmente a todas as dúvidas que me colocaram nas caixas de comentários, sei que a grande maioria das pessoas que pretende reeducar-se a nível alimentar e/ou iniciar um projecto fitness se vê também assaltado por muitas delas, pelo que resolvi trazê-las assim a um espaço mais visível. Não tenham vergonha de perguntar qualquer coisa, dentro do possível e dos meus próprios conhecimentos - volto a lembrar que não sou nutricionista nem PT - tentarei dar-vos as respostas mais adequadas possíveis. 

1. O que é "whey"?
A "Whey" é um tipo de proteína (extraída do soro do leite) que pode ser tomada como suplemento, em batidos de água ou de leite, após um treino onde a carga de intensidade seja de nível moderado a elevado. Não é recomendável o seu consumo se a base de actividade física for cardiovascular, já que este tipo de proteína funciona basicamente como uma ajuda para o ganho de massa muscular. 

2. Não posso consumir "whey". Há alguma receita para substituir os batidos de proteína no pós treino?
É estranho, mas é mesmo verdade: o chocolate em pó, de marcas como Nesquick ou Colacao, pode funcionar como um excelente substituto de um batido de whey. Cabe aqui realçar que consumir a proteína não é obrigatório nem essencial para a obtenção de progressos a nível muscular; ela funciona apenas como um "empurrão" e, tal como o nome indica, é um suplemento. Consumindo-se entre os 1,2 e os 1,4 gramas de proteína de origem animal diariamente os resultados são praticamente garantidos. 
Exemplos de alimentos ricos em proteína: Ovo, Requeijão, Leite com chocolate (2 colheres de sobremesa). 

3. Que truques usaste para começar a correr? Eu digo isto porque eu tento correr mas fico facilmente sem ar. Também passaste pelo mesmo?
De facto ao início foi muito difícil ganhar resistência física; corria a 7km/h durante um minuto e não só ficava com falta de ar como a famosa "dor de burro" era insuportável. O segredo, apesar de parecer cliché, é insistir, continuar a correr. Hoje só aguentas um minuto? Ok, não faz mal, corres um minuto. Desistir é que é proibido, já que tem que haver consistência no treino e na actividade física para que os resultados (quer na perda de peso/gordura quer no ganho de resistência/músculo) apareçam. Tenta aliar a corrida com a caminhada a passo mais ou menos rápido. Aos poucos, o difícil tornar-se-á fácil!

4. Gostava de ficar mais tonificada, assim como tu, mas não sei bem como o fazer. A maioria das vezes as pessoas falam de como perder peso e não como ficar com um corpo mais atlético.
É de facto muito mais difícil "tonificar" o corpo do que perder peso, já que a segunda é condição necessária para que a primeira aconteça, não se verificando o contrário. Ou seja, para tonificar o abdómen, por exemplo, que mais não é do que definir e tornar visíveis os contornos dos músculos, não é suficiente fazer 500 crunches todos os dias. Esse exercício vai tornar o nosso corpo mais forte, mais resistente, mas "abdominais" per se todos os temos, eles não estão visíveis apenas porque existe uma camada de gordura a tapá-los. Então, o primeiro passo para a tonificação muscular passa por queimar essa gordura, o que pode ser conseguido aliando entre 30 a 60 minutos de exercício cardiovascular a exercícios específicos para desenvolver os grupos musculares em causa. Sem esquecer, claro, uma alimentação rica e equilibrada: afinal, é mesmo verdade quando dizem que os abdominais se fazem na cozinha. De qualquer das formas, pretendo postar brevemente fotografias e vídeos com exercícios exemplificativos para que seja mais fácil atingirem os vossos objectivos. 

5. Quero perder gordura nos braços. Quais são os exercícios mais indicados?
Aqui "braços" pode ser substituído por "coxas", "pernas", "rabo", "barriga". É com muita pena minha que vos digo que não existem exercícios específicos para perder gordura localizada. Ao correr, ao dançar, ao jogar futebol, ou seja, fazendo cardio, o corpo irá consumir energia de forma a queimar gordura, mas queimá-la-á por todo o corpo, e não apenas e especificamente na área x ou y. Outro truque é incorporar musculação, por mais leve que seja, no nosso treino. Como expliquei na pergunta acima, é esse tipo de exercício que potenciará o crescimento do músculo, mas é também uma actividade que consome mais calorias do que o exercício cardiovascular. Ao mesmo tempo, quanto mais músculo tiver uma pessoa, mais calorias ela queimará no seu dia-a-dia sem qualquer esforço extra. (Nota: "ter músculo" é diferente de ser bodybuilder). 

6 comentários:

  1. Olá! A whey é para ser tomada só por quem faz exercício intensivo ou pode ser tomado por quem faz exercício regular, após os treinos? E já agora, onde compras? Obrigada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! :) A que te referes quando falas de "exercício regular"? Porque a proteína é mais indicada, como disse, para quem faz pesos com alguma intensidade. O treino essencialmente cardiovascular pede outro tipo de suplementos, como a creatina, por exemplo. Eu compro os meus suplementos na Supplements Store do Almada Fórum, mas eles vendem online em: http://supplementstore.com.pt/.

      Obrigada eu!

      Eliminar
  2. Muito obrigada Phi :) Foi uma grande ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, Susana! Qualquer dúvida que tenhas não hesites em passar por cá. :) *

      Eliminar
  3. Olá Filipa! És "a fonte de inspiração" que grande parte do comum dos mortais está a precisar :)
    Boa sorte com o blog, "tornei-me leitora" agora mesmo!

    Uma questão: não posso correr, tenho problemas nos joelhos, basicamente o único exercicio cardiovascular é a caminhada (nada de bicicletas, nada de elipticas, nada de nada. Aconselhas-me algum exercicio cardio além da caminhada?

    Beijinho

    ResponderEliminar